OS TOP 10 ERROS MAIS COMUNS DO PENSAMENTO HUMANO
10 ERROS MAIS COMUNS DO PENSAMENTO HUMANO.
A mente humana é uma coisa maravilhosa. A cognição, o ato ou processo de
pensamento, permite-nos processar grandes quantidades de informação
rapidamente. Por exemplo: toda vez que seus olhos estão abertos, seu
cérebro está constantemente sendo "bombardeado" com estímulos. Você pode
estar pensando sobre uma coisa específica, mas seu cérebro está
processando milhares de outras idéias subconscientemente.
Infelizmente,
nossa cognição não é perfeita, e frequentemente há erros no
processamento, e quase sempre com consequências desagradáveis. Elas
acontecem a todos, independentemente da idade, sexo, educação,
inteligência, ou outros fatores.
Alguns deles são bem
conhecidos, outros não, mas todos eles são realmente muito
interessantes. Tenho certeza você irá achar algum ou vários itens
familiares. Confira:
Ilusão de controle
É a tendência em acreditar que podemos controlar ou, pelo menos,
influenciar acontecimentos sobre os quais não temos nenhum controle.
Você sabe por que as pessoas que estão jogando dados em um cassino
costumam soprá-los ou agitá-los bem antes de lançá-los à mesa? Tudo
culpa da chamada ilusão do controle. Quando acertam o resultado do
lançamento de um dado, por exemplo, a pessoa interpreta isso como a
confirmação de que tem algum controle sobre o evento, sem considerar que
havia, de fato, 1/6 de chance de acertar. Essa falha cognitiva está
ligada à superstição e é responsável por fazer as pessoas repetirem
certos rituais, como soprar os dados, usar um “anel ou uma cueca da
sorte” ou outra coisa qualquer do tipo, achando que isso poderá
influenciar acontecimentos futuros.
Efeito de halo
É a tendência de traço positivo ou negativo de um indivíduo para
outras áreas de sua personalidade na percepção dos outros sobre eles.
Isso acontece muito em situações de trabalho. Por exemplo: João, chegou
atrasado para no escritório nos últimos três dias, eu percebo isso e
concluo que João é preguiçoso e não se importa com seu trabalho, e lhe
dou uma advertência. Há inumeras razões possíveis para João chegar
tarde, talvez seu carro quebrou, sua babá não apareceu, ou se houve mau
tempo. O problema é que, por causa de um aspecto negativo que pode estar
fora de controle de João, presumo que ele é um trabalhador ruim.
Profecia auto-realizável
É é engajar-se em comportamentos que obtem resultados que confirmam as atitudes existentes.
Por exemplo, eu acredito que eu vou ir mal na faculdade, então eu
diminuo o esforço que eu coloquei estudando, e eu acabo indo mal,
exatamente como eu pensava. Outro exemplo comum são os relacionamentos,
acho que meu relacionamento com minha companheira vai falhar, então eu
começo a agir de forma diferente, afastando-me emocionalmente. Por causa
de minhas ações, eu realmente faço com que o meu relacionamento vá ao
fracasso. Esta é uma ferramenta poderosa usada por “videntes” – que
implantão uma idéia em sua mente, e você, eventualmente, faz acontecer,
porque você acha que vai.
Falácia
É a tendência em pensar que as probabilidades futuras são sempre alteradas por eventos passados.
Por exemplo, eu estou jogando "cara ou coroa". As últimas cinco rodadas
deram cara, tem que ser coroa desta vez certo? Errado! A probabilidade
de dar cara ou coroa ainda é de exatos 50% pois somente existem duas
opçoes possíveis. Isto pode soar óbvio, mas esse fato tem causado a
muitos jogadores a perda de dinheiro pensando que as probabilidades
mudariam.
Mentalidade de rebanho
É a tendência a adotar as opiniões e seguir os comportamentos da maioria para se sentir mais seguro e para evitar conflitos.
Também
conhecido como “Mob Mentality”, isto é, em sua forma mais comum, a
pressão dos colegas. Mentalidade de rebanho explica por que modismos
ficam tão populares. Roupas, carros, hobbies, estilos, tudo o que tem é
um grupo de pessoas que pensam que algo é legal.
Reatividade
É a tendência das pessoas agirem ou aparecem de forma diferente quando sabem que eles estão sendo observados.
Câmeras de vigilância em estabelecimentos comerciais, radares de transito e o reality show Big Brother são exemplos clássicos.
Pareidolia
É quando as imagens ou sons aleatórios são percebidos como significativos.
Vendo nuvens nas formas de dinossauros, Jesus em uma torrada, ou ouvir
mensagens quando um disco é tocado para trás são exemplos comuns de
pareidolia. O elemento comum é que o estímulo é neutro, ele não tem
significado intencional, o significado é na percepção do espectador.
Reatância
É o desejo de fazer o oposto do que alguém quer que você faça de uma
necessidade de resistir a uma tentativa de percepção para restringir sua
liberdade de escolha.
Isso é comum com adolescentes
'rebeldes', mas qualquer tentativa de resistir à autoridade, devido às
ameaças percebidas à liberdade e / ou escolha é reatância. O indivíduo
não pode ter uma necessidade de fazer o comportamento específico, no
entanto o fato de que eles não podem fazê-lo faz com que eles o querem.
Desconto hiperbólico
É a tendência para que as pessoas prefiram um menor retorno imediato, ao invés de um maior retorno, a longo prazo .
Muita pesquisa tem sido feito na tomada de decisões, e muitos fatores
contribuem para o processo de tomada de decisão individual.
Curiosamente, o tempo de atraso é um grande fator na escolha de uma
alternativa. Simplificando, a maioria das pessoas optam por receber 20
dólares hoje em vez de ficar com 100 dólares em alguns meses a partir de
hoje. Normalmente, faz sentido escolher uma maior quantidade de
dinheiro imediatamente do que menos, no futuro, como o valor de um dólar
vale mais hoje do que é amanhã. Suponha que a taxa de juros é de 9%,
uma pessoa racional seria indiferente a tomar agora 91,74 dólares, ou US
$ 100 daqui a alguns meses. No entanto, é interessante como muito menos
estamos dispostos a tomar imediatamente em vez de esperar, você
preferiria ter 100 dólares daqui a um ano, ou US $ 50 imediatamente?
Como cerca de 40 dólares imediatamente?
Escalada de Compromisso
É a tendência das pessoas a continuar a apoiar os esforços anteriormente vencidos.
Com todas as decisões que as pessoas têm que fazer, é inevitável que
alguns vão ser vencidos. Claro, a coisa lógica a fazer nestes casos é a
mudança de decisão ou tentar revertê-la. No entanto, às vezes as pessoas
sentem-se compelidas não apenas para ficar com a sua decisão, mas
também para continuar a investir nessa decisão porque não têm os custos
irrecuperáveis. Por exemplo, digamos que você use metade de suas
economias da vida para iniciar um negócio. Após 6 meses, é evidente que o
negócio vai ser vencido. A única coisa lógica a fazer seria a de
“cortar suas perdas” e desistir do negócio. No entanto, devido aos
custos fixos de suas economias da vida, você se sente comprometido com o
negócio e investir ainda mais dinheiro para o projeto esperando que o
dinheiro adicional vai alavancar o negócio.
Efeito Placebo
É quando uma substância ineficaz que se acredita ter propriedades curativas produz o efeito desejado.
Especialmente
comum com medicamentos, o efeito placebo tem sido observado quando os
indivíduos recebem uma pílula de açúcar para uma melhoria real de uma
doença . Os placebos são ainda um mistério científico. Teoriza-se que os
placebos provocar um “Efeito de Expectativa”, (Em caso de dúvida, a
expectativa é o que é mais provável de acontecer) indivíduos esperam que
as pílulas possam curar seus males, para que eles se achem curados. No
entanto, isso não explica como as pílulas possam ser eficazes
realmente, causando uma redução dos sintomas.
Fonte: Superinteressante
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