sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os 10 clubes de futebol mais ricos do mundo.


No mundo dos negócios, o futebol é uma das áreas mais apetecíveis e lucrativas e a prova disso mesmo é a existência de clubes de futebol muito ricos. Saiba quais são os 10 clubes de futebol mais ricos do mundo e conheça os valores astronómicos que as suas equipas atingem.
Segundo o relatório de 2010 da revista Forbes, os clubes mais ricos do mundo são:

1. Manchester United

O Manchester United é o clube de futebol mais rico do mundo graças à sua estratégia de marketing global que chega a todos os adeptos que estão espalhados em todo o mundo. Os diabos vermelhos, como são apelidados, contam com a conquista de 18 campeonatos da Liga Inglesa, sendo que 10 deles foram ganhos desde o início da “Premiership”, em 1993.
O Manchester United foi eleito pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), como o 2º maior clube de futebol do século XX e é o primeiro entre todos os clubes ingleses. O clube encontra-se sob a presidência da Família Glazer e o valor da equipa está avaliado em 1.308 milhões de euros/2.953 milhões de reais.

2. Real Madrid

O Real Madrid é um clube mítico que dispensa apresentações. Trata-se de um dos maiores colossos do futebol mundial e é o clube que detém mais Taças/Ligas dos Clubes Campeões Europeus (9). É considerado pela FIFA, o maior clube do século XX e distingue-se pelos seus infindáveis recursos financeiros e pela contratação dos melhores jogadores de futebol. A última contratação sonante foi a de Cristiano Ronaldo por 93 milhões de euros/210 milhões de reais ao Manchester United.
O clube merengue, como é designado, encontra-se sob a presidência de Florentino Pérez, está aos comandos de José Mourinho e a equipa tem um valor de 943 milhões de euros/2.129 milhões de reais.

3. Arsenal

O Arsenal começou por ser uma equipa de trabalhadores de munições do Sudeste de Londres e, atualmente, é um dos maiores clubes do futebol inglês. No seu palmarés conta com a conquista de 13 títulos da Premier League, 10 FA Cup, 1 Taça das Taças e uma Taça UEFA. O clube detém o recorde de maior período invicto no campeonato inglês e também o de ser o único a ganhar a Premier League sem perder nenhuma partida. Os “gunners”, como são conhecidos, estão sob a chefia de Peter Hill-Wood e o valor da equipa é de 842 milhões de euros/1.901 milhões de reais.

4. Barcelona

 
O Barcelona é um clube de futebol da cidade de Barcelona e é um dos porta-estandartes da região da Catalunha. Trata-se de um dos maiores clubes do mundo e os seus adeptos encontram-se um pouco por toda a parte. O Barcelona é uma das marcas mais conhecidas do planeta e tem no seu curriculum 20 títulos de campeão na Liga Espanhola, 25 Copas do Rei, 3 Taças/Ligas dos Campeões e um Mundial de Clubes da FIFA. Atualmente, é conhecida como a equipa que pratica o futebol mais agradável na Europa e a prova disso mesmo é a nomeação de três jogadores do plantel blaugrana para a Bola de Ouro de 2010, troféu que distingue o melhor jogador do mundo.

O Barcelona é dirigido por Sandro Rossell, está sob o comando de Josep Guardiola e conta nas suas fileiras com jogadores como Messi, Iniesta e Xavi. O valor da equipa cifra-se em 713 milhões de euros/1.610 milhões de reais.

5. Bayern Munique

O Bayern Munique é o clube mais famoso e bem-sucedido da Alemanha. A era de ouro do clube aconteceu no final dos anos 60 e atravessou a década de 70, quando a equipa, liderada por Franz Beckenbauer, em conjunto com o atacante Gerd Müller e o guarda-redes Sepp Maier, venceu vários troféus, sendo os mais importantes as três Taças dos Clubes Campeões Europeus seguidas, entre 1974 e 1976. Atualmente, o clube está sob a presidência de Uli Hoeneß e sob os comandos do treinador Louis Van Gaal e a equipa está avaliada em 706 milhões de euros/1.605 milhões de reais.

6. Liverpool

O Liverpool é um dos clubes históricos do Velho Continente. Trata-se do clube que dominou o futebol inglês e europeu durante as décadas de 60, 70 e 80, sob os comandos do lendário Bill Shankley e dos seus sucessores. Por outro lado, o clube está marcado pelos desastres fatais que ocorreram nos estádios de Heysel e Hillsborough em 1985 e 1989, que tiraram a vida de 39 e 96 espetadores, respetivamente.

O clube conta com 18 títulos do Campeonato Inglês, 5 Taças/Ligas dos Campeões, 3 Taças UEFA, 7 Taças de Inglaterra, 7 Taças da Liga e 15 Supertaças, entre outros troféus. O clube da cidade dos Beatles é conhecido pela fidelidade dos seus adeptos que acompanham a equipa para todo o lado, sob o hino “You´ll Never Walk Alone”. A equipa está avaliada em 586 milhões de euros/1.332 milhões de reais.

7. AC Milan

O AC Milan é uma das principais equipas do futebol italiano e a sua fama vai além-fronteiras. Os “rossoneri”, como são intitulados, emergiram como uma força europeia no final de 1980, com a assinatura das estrelas holandesas Marco Van Basten e Ruud Gullit e ainda hoje se mantêm como uma das equipas mais temidas para os seus adversários. O seu palmarés é riquíssimo e destacam-se as 7 Taças/Ligas dos Campeões conquistadas. O clube partilha o seu estádio, o Giuseppe Meazza, com o seu eterno rival, o Inter de Milão, uma vez que são dois clubes da mesma cidade. O valor da equipa situa-se nos 570 milhões de euros/1.296 milhões de reais.

8. Juventus

A Juventus é uma das maiores equipas do futebol italiano e uma das mais bem-sucedidas em todo o mundo. Trata-se de um clube que num período de 15 anos (1972-1986) venceu todas as competições internacionais mais importantes, um feito apenas igualado pelo Ajax de Amesterdão.

O clube conta com 27 Campeonatos de Itália, 9 Taças de Itália, 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, 3 Taças UEFA, 1 Taça das Taças e 2 Taças Internacionais, entre outros troféus. A única mancha no seu percurso aconteceu na época de 2006/2007, em que a equipa desceu de divisão como punição por manipulação de resultados. Em todo o caso, a equipa está avaliada em 467 milhões de euros/1.061 milhões de reais.

9. Chelsea

O Chelsea é um dos clubes que mais se tem evidenciado nos últimos anos e é hoje uma dos clubes de topo do futebol inglês e mundial. Este crescimento deve-se à entrada em cena do multimilionário russo Roman Abramovich. O magnata do petróleo comprou o clube em 2003 e foi investindo fortemente no reforço da equipa de futebol com o intuito de somar títulos. O título de Campeão Inglês acabou por chegar na época de 2004/2005 e com ele veio o reconhecimento mundial. Os blues de Inglaterra, como são conhecidos, são uma equipa que está avaliada em 460 milhões de euros/1.046 milhões de reais.

10. Inter de Milão

O Inter de Milão é um dos maiores clubes de futebol de Itália e um dos mais conhecidos em todo o mundo. Trata-se do único clube italiano que jogou todas as temporadas na série A, a principal liga de Itália, e é o atual campeão, graças à conquista do “scudetto” na época de 2009/2010. A era de ouro do clube aconteceu em 1960, quando conquistaram três títulos italianos e 2 Taças dos Clubes Campeões. No entanto, a glória internacional repetiu-se no ano de 2009/2010 com a conquista da Liga dos Campeões, sob os comandos de José Mourinho. O clube encontra-se sob a presidência de Massimo Moratti e a equipa está avaliada em 295 milhões de euros/664 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário