terça-feira, 7 de agosto de 2012

As melhores estradas do Brasil.

10 - SP – 340 Adhemar de Barros.



Também conhecida como Campinas-Mogi, a rodovia liga as duas importantes cidade do interior paulista. O nome homenageia o então governador do estado Adhemar Pereira de Barros. A extensão total da via é de 139,6 quilômetros.(foto: Divulgação) .

9 - BR - 277 Grande Estrada

O nome oficial da rodovia BR 277 é Grande Estrada. Fazendo jus ao nome, sua extensão total na parte brasileira é de 730 quilômetros (ela faz parte da “Ruta 33” que interliga Cuzco, Nazca e Lima no Peru, atravessando a Bolívia e o Paraguai). A via tem três empresas administrando três trechos distintos que vão de Paranaguá até Curitiba, de Curitiba até Guarapuava e de Guarapuava até Foz do Iguaçu, divisa com o Paraguai.(foto: Spoladore)
 
8 - BR - 290 Freeway

Freeway é um trecho da rodovia Osvaldo Aranha (BR 290) que liga o município de Osório à capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. A concessão da estrada pertence à empresa Concepa que desde 1997 administra o trecho de 121 quilômetros de extensão.  No total a BR 290 tem 726 km de comprimento e liga o litoral do estado à cidade de Uruguaiana, divisa com a Argentina.(foto: Gustavo Kunst)











7 - BR - 116 Presidente Dutra

Também conhecida como Via Dutra, a estrada liga São Paulo ao Rio de Janeiro e foi inaugurada em 1951. São 402 km de extensão que passam pela região mais rica do país (Vale do Paraíba) e que fazem da via uma das mais importantes do Brasil. A Dutra conta com atendimento ao usuário 24 horas, além de socorro mecânico e médico também em período integral.(foto: Caco Bianchi)

6 - BR - 040 Washington Luís RJ - MG

A primeira rodovia da lista que não começa e termina em São Paulo, liga os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em seus 1.178 km de extensão a via começou a ser construída em 1926 inicialmente pelo trecho que vai dá capital do Rio até à cidade de Petrópolis. Só em 1980 é que foi inaugurada a parte Petrópolis – Juiz de Fora. No total os dois trechos comportam, anualmente, cerca de 20 milhões de carros. O nome da via homenageia o então presidente Washington Luís, precursor da implantação de estradas no país. Seu jargão mais comum era “Governar é abrir estradas”. Na época (anos 20), o Brasil tinha registrado pouco mais de 93 mil veículos e 38 mil caminhões.(foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
 5 - SP - 330 Anhanguera

Apesar de ter ficado em quinta colocada no ranking das melhores rodovias do país, a Rodovia Anhanguera em conjunto com a dos Bandeirantes, é a principal via de acesso ao interior do estado de São Paulo, pois liga a região metropolitana de Campinas à capital. Sua inauguração foi em 1940 quando o primeiro trecho entre São Paulo e Jundiaí foi finalizado, mas apenas em 1980 é que realmente foi concluída, ligando São Paulo à cidade de Igarapava, quase divida com Minas Gerais. São 453 km com uma média diária de 400 mil veículos. A SP-330 também faz parte do sistema BR-050 que liga Brasília a Santos (Litoral de São Paulo).(foto: Divulgação)
 4 - SP - 070 Ayrton Senna - Carvalho Pinto

A Rodovia que leva o nome do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna desde 1994, antes chamava-se Rodovias dos Trabalhadores. Sua inauguração data de 1982, em um trecho único que liga São Paulo ao município de Guararema, no interior do estado. O Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, como é chamado, recebe diariamente uma média de 150 mil veículos. Além de ser a principal ligação entre a capital do estado e o Aeroporto Internacional de Guarulhos a via também serve como principal acesso para o escoamento da produção de mais de duas mil empresas instaladas em todo a extensão do Vale do Paraíba, região do interior do estado onde a rodovia está localizada.(foto: Divulgação)
 3 - SP - 280 Castelo Branco
 
Inaugurada em 1968 a Rodovia Castelo Branco tem como limite dos sues 315 quilômetros as Marginais Tietê e Pinheiros e a cidade de Santa Cruz do Rio Parto no interior de São Paulo. Cerca de 290 mil veículos passam nas pistas da via diariamente, que conta com três faixas em cada sentido na maior parte dos trechos. Segundo dados da empresa que administra o sistema, anualmente são realizados em média 200 mil atendimentos mecânicos e mais de 900 mil ligações ao serviço de 0 800 que informa condições do trânsito e auxilia os usuários com dúvidas de roteiro.(foto: Alexandre Giesbrecht) 
 2 - SP - 160 Imigrantes
Quem mora em São Paulo sabe muito bem reconhecer a Rodovia dos Imigrantes, uma característica marcante dos seus quase 59 km de extensão são os túneis que não acabam mais. No total são 14 mais 44 viadutos e sete pontes. A via faz parte se um sistema chamado Anchieta-Imigrantes, a principal ligação entre a capital do estado e a baixada santista. Outras rodovias como Anchieta e Padre Manoel da Nóbrega também integram o sistema. A rodovia foi inaugurada em 1974 e ganhou um novo trecho (parte sul) em 2002. A Administradora da via, Ecovias, disponibiliza ao usuário uma série de recursos online, como previsão do tempo e condições do tráfego, além de câmeras ao vivo para ajudar o usuário a escolher o melhor horário para enfrentar a estrada.(foto: Divulgação/EcoVias)
 
1 - SP - 348 Bandeirantes
Primeira colocada na pesquisa entre os leitores do iCarros, a Rodovia dos Bandeirantes  liga São Paulo à Cordeirópolis (interior do estado) e  teve seu primeiro trecho inaugurado em 1978, entre a capital paulista e Campinas. A segunda parte veio anos depois, e foi inaugurada em 2001. Em média 400 mil carros circulam diariamente nos 173 quilômetros de extensão da via, que é uma das mais bem estruturadas de todo o país, contando com câmeras com transmissão em tempo real do tráfego, boletim online de trânsito, e um sistema de fiscalização que funciona 24 horas. Um levantamento realizado pela concessionária que administra o sistema apontou que 30 milhões de veículos passam pelo sistema anualmente.(foto: Felipe Attilio)
 

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