quarta-feira, 8 de agosto de 2012


pôr do sol em ipanema rj Praia de Ipanema   Rio de Janeiro RJ


 


 


 As 10 melhores praias do Brasil.

 






O Brasil é um dos lugares no mundo com a maior quantidade de praias próprias para banho e visitação no mundo.
A revista Viaje Aqui faz todos os anos uma série de eleições para descobrir os melhores pontos do nosso país, e as praias não poderia ficar de fora da seleção.
De todas as 10 principais praias, pude conferir Bombinhas, Copacabana e Ipanema e não é a toa que elas estão na lista.
 praia-bonita








1. Porto de Galinhas, PE.
Conheça um pouco mais sobre as praias próximas de Porto de Galinhas. Cheias de charme e com muitos quilômetros de mar. Em pouco mais de uma hora você chega ao paraíso. Depois nem sente o tempo passar.
Praias em Porto de Galinhas
Pernambuco tem 187km de praias de águas mornas e cristalinas, paradisíacas ou superbadaladas, algumas ideais para prática de esportes náuticos, outras simplesmente para relaxar e curtir a paisagem.

Camboa

Praia com piscinas naturais e vegetações de mangue. O acesso à praia é feito de buggy ou a pé através de outra praia, a de Muro Alto.

Muro Alto

Praia muito bonita e boa para banho, com piscina natural de três quilômetros de extensão. Acesso de buggy ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe.

Cupe

Praia extensa (4,5km em praia ondulada) marcada por paisagem variada: densos coqueirais, arrecifes que formam piscinas naturais e também, casas de veraneio e hotéis. Boa para banho de mar.

Maracaípe

Praia movimentada principalmente por surfistas. A ondulação chega a 2 metros de altura. Campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem na praia. No pontal, o rio Maracaípe desemboca no oceano. Nas margens, há vegetação de mangue.

Enseadinha

Paisagem marcada por mangues, recifes, areia fina e coqueirais. A entrada dos visitantes é controlada por condomínio.

Serrambi

Praia com faixa média de areia e mar de águas calmas. O mar de Serrambi agora está sob a mira dos caça-tesouros.
Praias em Porto de Galinhas
 
2. Jericoacoara, CE.


Portal Jericoacoara
Jericoacoara é um Parque Nacional localizado a 300 km a oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. Em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo.  A vila não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veiculo 4x4 para chegar.Pedra Furada - Jericoacoara


3. Bombinhas, SC.
 

PRAIA DA GALHETA
# Agreste e Selvagem

Conhecida por poucos e localizada na Ponta da Galheta, ou Ponta de Bombas, esta minúscula praia com pouco mais de 100m é formada de areia, pedras e conchas, é a primeira praia ao norte do município de Bombinhas e pode ser considerada a mais agreste, sendo pouco freqüentada por causa do difícil acesso.

A praia é deserta e não oferece nenhuma estrutura, nem água potável. Todo lixo produzido deve ser levado embora. 

Como chegar

A pé – No canto esquerdo da praia de Bombas, tem inicio uma trilha com pouco mais de 1 km que da acesso à praia.

De carro - Pegar a estrada que liga Porto Belo à vila de Pescadores do Araça, passando a vila seguir a estrada de barro em direção à ponta da Galheta. Chegando na praça Jackes Costeau, de onde se tem uma das mais belas vistas das praias de Bombas e Bombinhas, estacione o carro nas imediações e siga ladeira abaixo até chegar ao costão onde uma trilha com aproximadamente 60 degraus o levará até a paradisíaca praia. 

PRAIA DE BOMBAS
# Tradicional e Tranqüila

É a praia mais família de Bombinhas e possui bons hotéis e restaurantes. Com 2 km de extensão suas areia limpas e águas despolidas, Bombas oferece toda a estrutura para um gostoso veraneio.
Possui diversos restaurantes de frente para o mar, que servem de apoio para os turistas de um dia e a sua orla é ocupada principalmente por casas de veraneio.
É a primeira praia a ser avistada por quem chega ao município via Porto Belo e sua monumental paisagem já pode dali ser admirada.
No inverno podem ser observados na praia os pescadores  consertando suas redes e esperando um cardume de tainhas.

Atividades - Surf, Pesca de Arremesso, Banho, Esportes Náuticos, Caminhadas.

Infra Estrutura – Salva Vidas no verão, Comércio em Geral, Farmácia, Médico, Dentista, Hotéis, Pousadas, Camping, Restaurantes e Casas de Aluguel.
PRAIA DO RIBEIRO
# TRANQÜILA E SERENA

Localizada entre as Praias de Bombas e Bombinhas com uma extensão de pouco mais de 200 metros é a ideal para quem procura tranqüilidade para seus  banhos de mar e sol.
Pode chegar-se a ela através de trilhas pelo costão partindo de Bombas e Bombinhas. Ou por um acesso de terra a partir da avenida principal. Os terrenos alodiais pertencem à iniciativa privada que ali pretende desenvolver um projeto turístico.
Infra estrutura - Nenhuma
PRAIA DE BOMBINHAS
# Famosa e Agitada

É a capital do município e também a mais movimentada. Oferece um mar tranqüilo, de águas cristalinas, propícias para banhos. Nos seus quase 1.000m de extensão, ainda encontramos resquícios de areia de quartzo branca e muito fina, que ao contato com os pés provoca um barulho; atribui-se a este fato o nome do município.


 
Existem diversos bares e restaurantes na beira da praia, destacando-se belas casas de veraneio sendo algumas para alugar.
Bombinhas oferece uma gama de opções quando o assunto é pousada, que existem para todos os gostos e bolsos.
Os que desejarem alugar casas não terão dificuldade nenhuma.
Não deixe de visitar a Vila do Engenho um museu vivo da Cultura açoriana, onde você poderá ver um engenhos de farinha e cana de açúcar funcionando e produzindo melado e a melhor farinha de mandioca do Brasil
A pequena baia que emoldura as águas cristalinas da Praia de Bombinhas tem na Ponta do Zarling um belo referencial. Ainda não ocupada, oferece um belíssimo visual para quem a visita, seja por terra, mar ou ar.
Encontram-se em Bombinhas  as operadoras de mergulho, que oferecem aulas e saidas de barco para mergulho.
A proximidade da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e as boa condições de visibilidade das águas fazem com que Bombinhas seja conhecida também como a capital brasileira do mergulho ecológico
Depois da Ponte, à direita,  temos a rua da Pousada, a mais simpática do município abrigando alguns dos melhores restaurantes e Pousadas da Região.
Infra-estrutura – Hotéis, Pousadas, Banco, Bares Restaurantes, Camping, Farmácia, Médico, Dentista, Escolas de Mergulho, Barcos de Passeio, Casas de Aluguel.


PRAINHA

# Centro Náutico

São três pequenas praias anexas à praia de Bombinhas, separadas por costões e pedras.
A primeira, a praia do Trapiche é o centro náutico de Bombinhas. Dali partem diversos barcos de passeio sendo também ponto de partida das escolas de mergulho do município.


PRAIAS DO EMBRULHO, LAGOINHA, DA SEPULTURA E DO BIGUÁ
# Sombra e água fresca

Encostada à ela está a praia da Lagoinha, tranqüila e propícia para quem deseja iniciar no mergulho, possui uma petiscaria que completa o dia de lazer.
Ponta do Zarling, trapiche.
Primeiros contatos com a fauna e flora marinha

 

PRAIA DOS INGLESES
#  Para acampar, pescar e mergulhar
Tem 100 metros e a maior parte da área alodial pertence à Igreja Católica, onde existe um camping com cabanas e restaurante. Ao lado está sendo construído um pequeno condomínio que tornará a praia pública, definitivamente. O acesso para carros e pedestres é pelo costão, direto da praia de Bombinhas. Bom lugar para mergulho autônomo e para pesca esportiva. Aberta ao público.


QUATRO ILHAS
# A Praia da Galera
Praia ideal para aqueles que já têm um pouco dde conhecimento e respeito por Netuno. A praia, cuja formação está em constante mutação, é procurada por aqueles que gostam de pegar jacaré, nadar e bater papo nos barzinhos à beira mar. Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. No costão squerdo há um campinbg que só funciona no verão, aliás o que axcontece com praticamente todos ops campings da região, com exceção do Flor do Mar e Pousada do Arvoredo. No verão é ali que a galera se encontra.
Avista-se desta praia as quatro ilhas, que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.



DA ATALAIA

# A Reservada

Com 150 metros de praia bem protegidos, situada entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal. Geralmente é o destino de quem caminha pelo Mariscal. Tem uma pousada e um camping.

 

MARISCAL
# Espaçosa e Limpa

Tem 4 Km e é ideal para banhos e caminhadas. No inverno e no outono é propícia para a prática da pesca de arremesso. Zero de poluição e muito procurada por surfistas. No Mariscal há bons hotéis e pousadas.

CANTO GRANDE
# O Último Reduto

A pequena vila do Canto Grande localizada em um istmo, no município de Bombinhas, é sem dúvida um dos últimos redutos do nosso litoral para quem esta atrás de paz e tranqüilidade. Esta pequena vila(mais ou menos 800 habitantes) é formada principalmente por pescadores, maricultores e seus descendentes que se orgulham de serem chamados de “nativos”. Muitos ainda mantém vivas as tradições herdadas de seus antepassados, como o Boi de Mamão, o Terno de Reis, a Farra do Boi e a pesca artesanal, esta  praticada por alguns heróis como o Tó, o João da Luisa, o Passo  e o imigrante Dico, e que ainda proporcionam aos veranistas e turistas eventuais o prazer de se deliciar com um bom camarão ou uma anchova fresquinha.

O centro da vila fica aos pés do Morro do Macaco, hoje parque municipal
à espera de providências e melhores cuidados do poder público, já que a parte da comunidade está sendo feita, com o plantio de árvores e uma rigorosa vigilância dos bombeiros de plantão, papel assumido por jovens da comunidade, sempre atentos em apagar o fogo provocado  por um turista irresponsável. A vista que se tem a partir do topo do Morro do Macaco é esplêndida: ao norte as praias do Mariscal e Quatro Ilhas, ao leste as ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo (Galé, Arvoredo, Deserta), ao oeste a Baia de Zimbros e ao Sul a Ilha de Santa Catarina.

Uma caminhada pela trilha da Tainha, na beira da enseada de Zimbros,é outra excelente opção de lazer para quem não se contenta apenas com suas  idílicas praias, a do Mar de dentro, do Mar de Fora e da Conceição
.


MAR DE DENTRO E DE FORA
# Um privilégio

Banhado pelas águas de duas enseadas, a vila do Canto Grande é privilegiada diante das outras localidades do município de Bombinhas, pois oferece opções de freqüência conforme o vento. A Praia do Mar de Fora, situada no lado leste da vila é propícia para os que preferem o mar um pouco agitado, com ondas ideais para a pratica do jacaré e do surf. Suas águas cristalinas lhe conferem o título de a mais pura e limpa da região, é muito procurada também pelos adeptos da pesca de arremesso e suas águas, nos meses de julho e agosto, servem de refúgio para  as baleias que migram da Antártida. Suas areias limpas se confundem com as da praia do Mariscal e compõe um cenário ideal para os adeptos de saudáveis caminhadas. Durante o verão a pedida, depois de um delicioso banho de mar, são os famosos petiscos do bar do Lino, sempre acompanhados de uma cerveja e do Oceano Atlântico para ser apreciado. Obs. o jet ski não é bem vindo.

PRAIA DA CONCEIÇÃO
# Areias Monazíticas e Piscina Natural

Separada da Praia do Mar de
Fora pela ilhota no cantinho local para saída dos barcos particulares para pesca e lazer. Área de lazer da comunidade. piscina natural e costões para mergulho.


PRAIA DA TAINHA
# A Última Parada

Ocupada por casas de veranistas est
á se recuperando de uma ocupação desordenada mas se destaca cada vez mais como a  mais agreste do município. Em dias de vento a favor a praia é propicia para banhos e mergulhos. Extensão 200 metros.
AS 26 PRAIAS DE BOMBINHAS

Galheta, Bombas, do Ribeiro, Prainha, Embrulho, Lagoinha, Sepultura, do Biguá, dos Ingleses, Quatro Ilhas, do Caeté, do Atalaia, Mariscal, Canto Grande, Conceição, da Tainha, Porto da Vó, Canto Grande de Dentro, Morrinhos, Zimbros, Triste, do Cardoso, Vermelha, da Lagoa,  do Cantinho.
* Ike Gevaerdt é ecologista, diretor de empresa de Biosphera Empreendimentos Ambientais e mora em Canto Grande.


MAPA ESQUEMÁTICO DAS PRAIAS DE BOMBINHAS
 


4. Copacabana, RJ.

1 rio copacabana beach 2010.JPG
 

Praia de Copacabana

Talvez a praia mais conhecida e frequentada do Brasil no mundo.  Praia que se localiza na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, onde temos como freqüentadores uma grande diversidade de pessoas do Brasil e do mundo inteiro.  Em sua orla existe um belíssimo calçadão com quiosques que servem diversas variedades de petiscos e bebidas.  A parte da areia da praia é bem larga.  Nas areias douradas desta praia são feitos diversos eventos esportivos e musicais, pratica-se futvolei, vôlei de praia, futebol de areia e muitos outros esportes apropriados ao local. A beira mar também pode-se encontrar diversos restaurantes, hotéis e o Hotel mais charmoso do Rio o Copacabana Palace. É uma praia iluminada a noite e por isso pode-se freqüenta-la até tarde. Lá acontece o maior evento do Reveillon da cidade, onde temos a mais bela queima de fogos, talvez do mundo. O seu mar azulado é apropriado para banho, mas também é ótimo para prática da pesca.

 5. Praia da Pipa, RN

Praia da Pipa
Você acaba de chegar no "point" do litoral nordeste brasileiro. Aqui se encontra paz, divertimento, gente bonita e muito, muito contato com a natureza.
Malembá MALEMBÁ
Deserta e intocada. Junto ao mar aberto, é reta, com recifes, ondas fracas, areia clara e fofa. O acesso é feito por balsa vindo de Tibau do Sul. Boa para pesca e tem sido muito procurada ultimamente para kitesurf.


Saiba mais
Lagoa Guaraíras LAGOA GUIARAÍRAS
Esse belo recanto oferece a possibilidade de conhecer os manguezais, os viveiros de camarões, ver golfinhos na maré alta, e pescaria. Ótima para apreciar o por do sol visto do Hotel Marinas.


Saiba mais
Tibau do Sul TIBAU DO SUL
Com barracas de praia para a Lagoa de Guaraíras e para o mar. Para ir com a família ou amigos, se refrescar com uma bebida gelada e provar um peixinho fresco.



Saiba mais
Praia do Giz e da Boia PRAIA DO GIZ E DA BOIA
Boas para a prática do surf. Uma boa caminhada ou cavalgada. Praticamente deserta. É onde está o Day Use Ponta do Pirambu.



Saiba mais
Cacimbinhas CACIMBINHAS
Areias brancas e fofas, conchas, pedras e dunas. Apesar das barracas de praia é bastante sossegada. Acesso por escadas. Parada obrigatória antes de se chegar a Pipa com a melhor vista geral da região.


Saiba mais
Praia do Madeiro PRAIA DO MADEIRO
Com uma natureza exuberante margeada por coqueiral, possui uma baía calma com ondas pequenas, ótima para natação. Se tiver sorte ainda poderá assistir o show natural dos golfinho. Boa para aprender a surfar.


Saiba mais
Baia dos Golfinhos BAIA DOS GOLFINHOS
Preferida dos golfinhos a Praia do Curral é ideal pra quer ter um contato maior com esses mamíferos. Costumam receber seus visitantes com saltos e acrobacias marítimas. É bom levar água para beber.


Saiba mais
Praia do Centro PRAIA DO CENTRO
Esta praia é do tipo familiar devido a sua proximidade ao centro de Pipa. Ideal para quem quer ver gente e comer à beira-mar. Na maré seca formam-se lagoas de águas quentes, onde a criançada faz a festa.


Saiba mais
Praia do Amor PRAIA DO AMOR
A praia do Amor e dos Afogados é um dos melhores points de surf do nordeste, com ondas o ano todo. No outro extremo da baia a praia do Amor, oferece piscinas quentes e é um belo cenário para encontros amorosos.


Saiba mais
Praia das Minas PRAIA DAS MINAS
A única de Pipa com acesso direto, a praia das Minas é a mais extensa da região e preferida das tartarugas marinhas. Local ideal para quem gosta de privacidade e de caminhar.



Saiba mais
Sibaúma SIBAÚMA
Antigo quilombola, a vila de Sibaúma ainda é uma pequena vila de nativos, apesar das construções recentes. A praia é extensa e deserta. É a última do município de Tibau do Sul.






6. Joaquina, Florianópolis, SC
 Praia da Joaquina - Santa Catarina
 O local recebe ao longo de todo o ano muitos turistas, principalmente jovens e surfistas, graças a sua excelente infra-estrutura, que conta com hotéis, restaurantes, estacionamento pago para carros e ônibus de turismo, lojas e bares. Além disso, a “Joaca” começou a ganhar fama na década de 1970, quando surfistas descobriram a vocação de seu mar para a prática do esporte. Dessa forma, o local já foi sede de muitos campeonatos mundiais de surfe, destacando grandes personalidades catarinenses.
 Praia da Joaquina – Florianopolis SC Praia da Joaquina   Florianopolis SC


Vista da Praia da Joaquina - Florianópolis - SC
Foto: Vista da Praia da Joaquina - Florianópolis - SC

Praia da Joaquina - Florianópolis - SC
Foto: Praia da Joaquina - Florianópolis - SC
Extensão da Praia da Joaquina de Florianópolis - SC
Foto: Extensão da Praia da Joaquina de Florianópolis - SC


Fotos: Lysandro Lima.
Redação: Marília G. Boldorini.
Todos os direitos reservados (( Radar Sul )) Portal Turístico e Cultural do estado de Santa Catarina.

 7. Baneario Camburiu , SC
  

 Balneário Camboriú , 18 de Agosto de 2012
Passeando pela orla central é fácil perceber porque Balneário Camboriú vem sendo considerado o maior pólo turístico do Sul do Brasil e a primeira cidade em qualidade de vida de Santa Catarina (em seguida vem Florianópolis e Blumenau, respectivamente). Além do visual paradisíaco, o conjunto de atrações propõe muito entretenimento para todos os gostos e idades. São centenas de bares com música ao vivo, restaurantes de todos os gêneros, casas de shows, boates, cervejaria, centros de compras e muito mais.
Merecem destaque também os passeios de escuna pela orla central, contornando a Ilha das Cabras e desembarcando na charmosa praia de Laranjeiras; os de helicóptero, que transmitem inigualável sensação de liberdade; os passeios de "Bondinho", jet-ski, pedalinho e banana-boat. Os passeios nos parques de diversões e em parques aquáticos, também contribuem para que os momentos de lazer em Balneário Camboriú sejam ainda mais divertidos.
Atrações Turísticas
Para o turista não muito informado, o Parque Unipraias pode parecer apenas um meio de transporte para a Praia de Laranjeiras. Porém, quem opta pelo passeio fica deslumbrado pelas paisagens do oceano, da Mata Atlântica e da cidade. O complexo de lazer une por meio de 47 bondinhos três dos mais belos pontos naturais de Balneário Camboriú: Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras.
O Complexo Turístico Panorâmico Cristo Luz é outra atração imperdível da cidade. Localizado no alto do Morro da Cruz, no Bairro das Nações, o Cristo tem 33 metros de altura e de lá é possível ter uma vista cinematográfica da praia Central. Passeios de escunas, bondinhos e helicópteros também são boas opções de lazer para quem quer conhecer a cidade em todos os ângulos.
Na parte cultural Balneário também tem muito o que mostrar. A começar pelo Centro Cultural da cidade, que concentra as artes e a história do município. No lugar ficam a biblioteca municipal e o arquivo histórico, com um acervo de fotografias e jornais antigos. Museus e igrejas que ainda hoje são um verdadeiro marco histórico bem preservado, também fazem parte das várias atrações turísticas.
Localização Estratégica
Dotado da maior infra-estrutura hoteleira de Santa Catarina - cerca de 100 hotéis e 14 pousadas, que dispõem de 20 mil leitos - Balneário Camboriú fica próximo a grandes destinos turísticos. O aeroporto de Navegantes está localizado a 20 km; o Beto Carrero World, o maior parque da América Latina e o quinto maior do mundo, a 30 km; a Praia do Pinho, a primeira do Brasil a permitir a prática do Naturismo, situada a 9 km do centro; Florianópolis, a capital de Santa Catarina, que fica a 87 km de Balneário, além de Brusque, conhecida pelas suas indústrias têxteis (45 km) e Blumenau, com a famosa Oktoberfest (58 km).


Balneário Camboriú – SC

História

Vista da orla marítima da cidade
A criação do município de Balneário Camboriú ocorreu apenas em 1964, quando se emancipou de Camboriú passando a ter o mesmo nome, mas com o adjetivo “Balneário” incorporado no nome. Os primeiros habitantes da região eram indígenas. A ocupação começou a ocorrer com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa. Em 1848, passou a ser distrito da cidade de Itajaí, chamado de Bairro da Barra com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em 1884, foi desmembrado de Itajaí, originando a cidade de Camboriú.
O povoamento da região teve início em 1758, quando algumas famílias procedentes de Porto Belo se estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde, denominado Barra. Atraídas pela fetilidade do solo e pelo Clima, vieram outras famílias de origem alemã, procedentes do Vale do Itajaí e Blumenau. Em 1836, chegou ao local Pedro Escamoso com sua família e alguns escravos. Daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo era conhecido.
Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se fase de ocupação da região preferida pelos banhistas, e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confluência das avenidas central e atlântica.
Em 1964, o distrito obteve autonomia, passando a município com o topônimo de Balneário de Camboriú, alterado, em 1979, para Balneário Camboriú.
Há duas versões quanto à origem do topônimo Camboriú. Uma de origem popular, devido a uma acentuada curva no rio perto da foz, diz que, quando indagados por alguém à procura de uma pessoa, os moradores dali diziam: “camba o rio”, vocábulo muito usado pelos pescadores da região. A segunda versão (e mais aceitável) é a do Padre Raulino Reitz: mapas bem antigos assinalam o nome Rio Camboriú antes da haver povoamento de origem europeia na área; o topônimo Camboriú viria, então, do Tupi, formado pela aglutinação das palavras kamuri (“robalo“) e y (“água”). Segundo essa versão, portanto, “Camboriú” significaria “água de robalo”
Atualmente, a população é uma mistura de descendentes de portugueses, alemães, italianos e poloneses, em grande maioria e, em minoria, de japoneses.

Cultura

O município de Balneário Camboriú tem sua origem cultural na base luso-açoriana. Entre as manifestações locais, estão: Folguedo do Boi-de-Mamão, Cantorias de Terno-de-Reis, tecelagem em tear de pente-liço, cerâmica artesanal ou louçaria de barro, fabricação de farinha de mandioca em engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeira do boi. Na gastronomia, estão as derivações de pratos a base de frutos do mar e farinha de mandioca, como a sopa de siri, pirão com peixe, tainha escalada (tainha cortada pelo dorso, salgada e seca ao sol, assada na grelha), sopa e bolinho de peixe, sardinha frita, em conserva ou à jato. Essas manifestações ainda são percebidas no Bairro da Barra e nas praias do sul.
Devido à migração de pessoas motivadas pela vida no litoral, a partir da década de 1960, houve um significativo aumento demográfico, agregando outras apropriações culturais às manifestações locais, contribuindo para a formação da diversidade cultural da cidade, principalmente na região central.

Capela de Santo Amaro

A Capela de Santo Amaro, antiga Igreja Matriz do Bom Sucesso, ajuda a contar história da região. É uma edificação singela, quase desprovida de ostentação, seguindo em linhas gerais o “modelo original” da Igreja Jesuíta de Nossa Senhora das Graças de Olinda (PE), que serviu de base para a arquitetura luso-brasileira até o limiar do século XX. Tombada como Ptrimônio Histórico pelo Estado de Santa Catarina através do Decreto nº 2992, de 25 de junho de 1998, e pelo município de Balneário Camboriú pelo Decreto nº 3007 de 10 de setembro de 1998, a Capela passou por intervenção de restauro no ano de 2008, com recursos estatuais e municipais. Sua construção foi autorizada no início do Séc. XIX, mas especula-se que somente no ano de 1849 a obra foi iniciada, no antigo “arraial do Bom Sucesso”. A assimetria nas paredes laterais, as vigas de arranque na parte posterior da edificação, a diferença de materiais e a incomum mudança de Matriz para Capela indícios que o projeto original foi descartado, e a obra continuada de forma mais simplificada. Segundo a história oral resgatada na comunidade, isso se deve ao fato da comunidade ter encontrado recursos naturais potencialmente mais rentáveis rio acima, mudando a sede para onde hoje é o município de Camboriú, do qual Balneário Camboriú se emancipou em 1964. A Capela situa-se no Bairro da Barra, em frente à Praça dos Pescadores e da Escola de Arte e Artesanato sediada na Casa Linhares.
Atividade Turística
Balneário Camboriú – SC uma cidade no litoral de Santa Catariana com opções de lazer, ecoturismo e belas paisagens, destaca-se pelo seu planejamento com rede hoteleira, pousadas, resort,  restaurantes com gastronomia diversa, eventos, agências operadora de passeios, aeroporto de Itajaí tem proximidade adequada cerca de 30 mim de distância importante para viabilização de chegada e partida da cidade,  com utilização de translado eficiente, sustentabilidade e preservação ambiental, cultura,  um excelente destino para sua  viagem faça seu planejamento com nossos agentes www.traveladventurebrazil.com.br
Sustentabilidade e Preservação ambiental
Secretaria de Meio Ambiente possui projeto e ações que diretamente fortalece o destino executando e atuando em diversas frentes, sugerimos para o esclarecimento e conhecimento que a interação entre as secretarias e fator importante para um desenvolvimento com responsabilidade sócio ambiental.
Fotos de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú
Atividades em Balneário Camboriú
Paisagem Balneário Camboriú
Resort Balneário Camboriú

Eco Resort e Spa Recanto das águas

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1) Setor responsável pela implantação da coleta seletiva do lixo na cidade, através do Projeto Terra Limpa, desenvolvido inicialmente com os alunos da Rede Municipal de Ensino e, hoje, abrangendo escolas estaduais e particulares e as creches municipais (monitores mirins), e estendendo o projeto a todas as áreas relacionadas ao meio ambiente.
Total de alunos monitores: 300
Escolas atendidas no Parque: 125 grupos
2) Palestras em escolas e empresas
3) Palestras de Educação Ambiental no Parque Ecológico
4)Participação no encontro do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro
5)Palestra Educação Ambiental Projeto Agente Jovem (Pastoral da Criança/Secretaria do Trabalho)
6) Educação Ambiental no Parque Ecológico
7)Capacitação para Monitores e Professores Responsáveis do Projeto Terra Limpa.
8)Palestra para Professores do 4º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino, no Parque Unipraias no Dia Mundial da Água – Tema: Recursos Hídricos
9) Lançamento do Slogan e Logotipo sobre o Rio Camboriú (Ensino Fundamental).
10) Abertura do subprojeto ?Reciclando Papel com Arte? (Projeto Artenomia e Terra Limpa).
11) Monitores Mirins – Abertura do Projeto p/Educação Infantil (pré-escolar).
12) Capacitação de Monitores Mirins.
13) Palestra de Educação Ambiental nas Escolas.
14) Intercâmbio entre os Monitores das Escolas.
15) Fórum Nacional dos Comitês de Bacias.
16) Atividades diversas relacionadas a Semana do Meio Ambiente.
17) Dia do Rio Camboriú ? Mutirão de Limpeza e Recuperação da Mata Ciliar.
18) Exposição de slogans e logotipos sobre o ?Rio Camboriú?.
19) Dia Mundial do Meio Ambiente
-Projeto Em Sintonia com a Natureza
-Realização de exposições das produções dos alunos (lixo/arte), dança e teatro, exposição de slogans e logotipos ?Rio Camboriú?.
20) Apresentação de Peça Teatral com temas ambientais pelos monitores do Projeto Terra Limpa nas escolas.
21) Enquete nos bairros: Você separa seu lixo (monitores ?Terra Limpa?).
22) Semana Estadual da Água.
23) Exposição de trabalhos de alunos no Shopping Atlântico.
24) Encerramento das atividades dos Monitores (Ensino Fundamental e Educação Infantil).
 balneário camboriú

balneário camboriú


 balneário camboriú

8. Baía do Sancho, Fernando de Noronha, PE





Baía do Sancho

A praia do Sancho é considerada uma das 10 mais belas praias do Brasil e porque não dizer do mundo. Suas areias são claras e finas e suas águas são ótimas para a prática do mergulho.
Existem duas formas de chegar a esse paraíso, uma é por terra e a outra por mar, na primeira opção o acesso é feito pelo mirante, onde só se passa através de uma fenda entre as rochas, em uma escada dividida em 3 lances que somam 40 metros, é uma experiência muito interessante e não da muito medo porque você não consegue ver a altura total por estar dentro da fenda e também por ser dividida em 3 partes, duas de ferro e uma de pedra.
Qualquer esforço é muito recompensado na hora em que se chega a essa maravilha da natureza, a praia está quase sempre deserta e o mergulho livre aqui é um dos melhores de toda a ilha.
A segunda opção de acesso, feita por mar é através do passeio de barco que parte da Praia do Porto, e é um passeio imperdível para quem está em Noronha, uma vez que é uma das melhores formas de estar bem perto dos golfinhos que acompanham o barco e também porque você conhece diversas ilhas durante o percurso, além de que uma das atrações é exatamente o mergulho na Praia do Sancho.
Informe-se no Tamar, porque as visitas são controladas de Janeiro a Junho das 18:00 as 6:00 horas por causa da época de desova das tartarugas marinhas.

Dicas do Viajante

Se você já visitou este atratativo e sabe de alguma dica útil, compartilhe com outros leitores e concorra a prêmios
do Guia de Praias, além de estar contribuindo para que os outros também possam compartilhar boas experiências
com você.
 article image
 9. Ipanema, Rio de Janeiro, RJ


Quem nunca ouviu falar em Ipanema? Conhecida internacionalmente, essa é uma das praias mais badaladas do Rio de Janeiro, frequentada pela geração saúde, por artistas de todos dos mais variados tipos e, claro, pelos turistas de todas as partes do mundo. Ela tem seu início no Arpoador e termina no Leblon. Na famosa avenida Vieira Souto é onde fica a ciclovia que se estende pelos dois quilômetros de extensão da praia.
Ipanema 21 Praia de Ipanema   Rio de Janeiro RJ

Praia de Ipanema – Muito agito e badalação

Agito é o que o turista encontra em Ipanema. A prática de esportes é uma constante no calçadão e na areia, onde há vários aparelhos e quadras. O Posto 9 é o mais badalado do local, ponto de concentração de várias tribos. Caminhar, andar de bicicleta, jogar vôlei e futebol são os esportes preferidos dos frequentadores. Os quiosques instalados ao longo da praia são um convite para o encontro com os amigos e para tomar uma refrescante água de coco. As ondas são fortes em alguns pontos e perfeitas para a prática de surfe e bodyboard.
Ipanema Praia de Ipanema   Rio de Janeiro RJ
Praia de Ipanema RJ Praia de Ipanema   Rio de Janeiro RJ
Praia de Ipanema Praia de Ipanema   Rio de Janeiro RJ
Praia de Ipanema RJ a noite Praia de Ipanema   Rio de Janeiro RJ
A Praia de Ipanema conta com uma excelente infraestrutura. Lá se localizam hotéis de alto nível e restaurantes, postos salva-vidas, banheiros e chuveiros. Com uma grande faixa de areia, campeonatos de vôlei de praia e de futebol de areia se realizam constantemente, reunindo um grande número de pessoas. Shows de artistas nacionais e internacionais também atraem milhares.
Ipanema também é um bairro residencial, de classe média alta. Esse fator acarretou a  ida de lojas de grife para a região como H. Stern, Amsterdam Sauer, Louis Vuitton e Mont Blanc. Outra peculiaridade são os tradicionais blocos de carnaval como o Simpatia Quase Amor e a Banda de Ipanema. A cultura também é forte por lá, com espaços como a Casa de Cultura Laura Alvim, o Teatro Ipanema e a Estação Ipanema de Cinema.
A praia é linda e é um espetáculo durante vinte e quatro horas por dia. E, ao pôr do sol, não se esqueça de aplaudir o astro-rei, hábito comum entre os frequentadores de um dos lugares mais badalados do mundo.
pôr do sol em ipanema rj Praia de Ipanema   Rio de Janeiro RJ
Imortalizada pela canção Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes, Ipanema é verão o ano inteiro. Visite o Rio!

 10. Praia do Gunga, Barra de São Miguel, AL

Praia do Gunga, Brazil.  The cliffs are made up of different colored sands.


Nenhum comentário:

Postar um comentário