As 10 marcas mais valiosas do mundo
Sabe
aquela marca que desde pequeno você admira ou, no mínimo, simpatiza?
Pois saiba que por trás dela há um grande valor agregado que muitas
vezes ultrapassa até mesmo o patrimônio líquido da companhia a qual
pertence. Um bom exemplo disso são as empresas de internet, que quase
sempre começam com um orçamento apertado e uma equipe reduzida, mas
acabam tendo a marca valorizada da noite para o dia graças a uma ideia
genial. Mas afinal, quais são as 10 marcas mais valiosas do mundo?
Confira a resposta logo abaixo no ranking divulgado este mês pela
agência norte-americana Millward Brown.
10- General Electric
Esta
gigante da tecnologia é famosa por fabricar equipamentos para os mais
variados setores da economia, como aviação, saúde, energia e transporte.
Fundada em Nova York em 1878, a GE atua em cerca de 100 países e
emprega mais de 300 mil pessoas, sendo considerada a 13º maior companhia
do planeta. Com um faturamento anual de US$ 117 bilhões, a General
Electric possui hoje a 10º marca mais valiosa do mundo, orçada em mais
de US$ 50 bilhões.
9- China Mobile
Atualmente,
o setor de telefonia móvel mundial é dominado pela região da
Ásia-Pacífico, com mais de 2,4 bilhões de assinaturas (47% do total
global). Com todo esse mercado consumidor, nada mais lógico do que a
China Mobile aparecer em nono como a marca mais valiosa do planeta,
orçada em US$ 57 bilhões. A companhia, inclusive, é considerada a maior
empresa de telecomunicações do mundo, com cerca de 600 milhões de
clientes. Somente no mercado de telefonia chinesa, a companhia detém
67,5%. Tudo isso com apenas 14 anos de fundação.
8- Marlboro
Mesmo
com o mercado de cigarros cada vez mais em queda, a norte-americana
Marlboro aparece como a oitava marca mais valiosa do planeta, orçada em
US$ 67 bilhões. E por mais incrível que pareça, esse resultado
representa um aumento de 18% em relação à pesquina do ano passado. Ou
seja: de 2010 para 2011, a marca se valorizou ainda mais. Fundada em
1924, a Marlboro faz parte da Philip Morris USA, grupo responsável pela
fabricação de diversas outras marcas de cigarro.
7- AT&T
Maior
operadora de telefonia fixa dos EUA e uma das gigantes mundiais das
telecomunicações, a AT&T teve um lucro de US$ 19 bilhões somente em
2010. Fundada em 1983 e com mais de 294 mil funcionários, a companhia
aparece na lista da revista Forbes com o 13ª maior valor de mercado,
algo em torno de US$ 147 bilhões. Já na lista da Millward Brown, a
AT&T aparece em sétimo com a marca mais valiosa do mundo, avaliada
em US$ 69 bilhões.
6- Coca-Cola
O
que dizer da mais famosa marca de refrigerantes do mundo? A Coca-Cola é
uma gigante por si só, sendo responsável por uma das bebidas mais
consumidas do planeta. Lançada em 1886, é hoje comercializada em mais de
200 países. Com investimentos pesados em publicidade, aparece em sexto
lugar na lista, com uma marca avaliada em R$ 73 bilhões, um aumento de
8% em comparação com que a pesquisa anterior.
5- Microsoft
Das
cinco marcas mais valiosas na lista da Millward Brown, quatro são de
tecnologia. E a Microsoft, que não podia ficar de fora, aparece na
quinta posição do ranking, avaliada em US$ 78 bilhões. A companhia de
Bill Gates ainda detém alguns dos mais importantes mercados quando o
assunto é computação. O Windows, por exemplo, está presente em
praticamente todos os PCs do mundo, enquanto o Xbox, que revolucionou a
forma de jogar videgame, já é um dos mais populares consoles do planeta.
Fora isso, a Microsoft vem investindo em outras áreas do conhecimento,
como internet (com o seu buscador Bing) e telefonia celular (com o
sistema operacional Windows Phone, que vai estar presente nos aparelhos
Nokia).
4- McDonald's
A
quarta posição da lista fica com a rede de lanchonetes McDonald's, que
subiu dois postos na comparação com a pesquisa do ano passado. A marca
está avaliada em US$ 81 bilhões, uma valorização de 23%. Foi o
crescimento mais rápido registrado pelo setor de fast food. A demanda
chinesa foi considerado fator importante na alta da marca, uma vez que o
país asiátivo, considerado um dos maiores mercados do planeta, está
descobrindo o fast food. Além disso, a McDonald's, segundo
especialistas, vem se reinventando, adaptando seus cardápios, adicionou
opções saudáveis e expandindo seus horários de serviço.
3- IBM
Especialista
em software de negócios, servidores e consultoria, a IBM aparece hoje
como a terceira marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 100
bilhões. Com crescimento de 17% em relação à última pesquisa, a IBM já
dominou um dia a indústria de computadores. Fundada em 1911, a companhia
também vem se destacando pelo seu alto valor de mercado, superior ao de
sua antiga rival, a Microsoft. Até a semana passada, a IBM, como
empresa, valia US$ 203 bilhões, enquanto a companhia de Bill Gates foi
avaliada em US$ 201 bilhões.
2- Google
Após
quatro anos de liderança, o Google caiu para a segunda posição como a
marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 111 bilhões. Apesar da
inovação constante e do investimento pesado em soluções para a internet,
a gigante das buscas recuou 2% na comparação com a pesquisa de 2010,
quando foi avaliada em US$ 114 bilhões. Em todo caso, é bom sempre
lembrar que o Google, ainda em 2006, conseguiu se tornar na marca mais
valiosa do planeta em menos de uma década de fundação (a companhia foi
criada em setembro de 1998), algo que empresas levaram décadas e mais
décadas para conseguir.
1- Apple
E
para quebrar a hegemonia de quatro anos do Google, a Apple aparece em
primeiro lugar com a marca valiosa do mundo, avaliada em US$ 153
bilhões. Um salto surpreendente desta que é uma das gigantes da
tecnologia. Para se ter uma ideia, a marca da maçã teve uma valorização
de 84%, passando da terceira posição no ano passado para a liderança em
2011. Parte desse crescimento deve-se ao sucesso do iPhone e do iPad,
dois campeões de venda que conseguiram revolucionar o mercado da
computação e da telefonia móvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário